3free

Tudo sobre esmalte

segunda-feira, novembro 30, 2015



Todos os dias estamos expostos a produtos de beleza que contĂ©m componentes tĂłxicos, substancias que causam diversos danos a nossa saĂșde. Por esse motivo Ă© muito importante estar atento aos rĂłtulos dos nossos queridos aliados de beleza que em alguns casos podem se tornar vilĂ”es a saĂșde.
Toda mulher ama estar com as unhas feitas e ostentar por ai a cor da semana, porem as alĂ©rgicas podem ter certa dificuldade ao pintar as unhas, e as que nĂŁo tem, podem adquirir uma alergia ou outra doença pela exposição a certas substancias que compĂ”em os esmaltes, apesar dessas substancias toxicas na maioria dos casos estarem no limite permitido pela ANVISA, vale lembrar que pintamos as unhas com muita frequĂȘncia e que no futuro pode sim gerar algum dano.
Se vocĂȘ Ă© daquelas consumidoras que sempre lĂȘ os rĂłtulos dos pequenos e tĂŁo perigosos frascos de esmaltes jĂĄ deve ter se deparado com os termos 3 free, 4 free e etc.  Esse termo significa que aquele esmalte Ă© “livre de” alguma substancia, sendo elas:

3 FREE: FormaldeĂ­do, tolueno e ftalato de dibutilo.
4 FREE: FormaldeĂ­do, tolueno, ftalato de dibutilo e resina de formaldeĂ­do.
5 FREE: FormaldeĂ­do, tolueno, ftalato de dibutilo, resina de formaldeĂ­do e cĂąnfora.
6 FREE: FormaldeĂ­do, tolueno, ftalato de dibutilo, resina de formaldeĂ­do, cĂąnfora e parabenos.

7 FREE: FormaldeĂ­do, tolueno, ftalato de dibutilo, resina de formaldeĂ­do, cĂąnfora, parabenos e xileno.


Porem se vocĂȘ Ă© daquelas consumidoras que nĂŁo se importa muito com os rĂłtulos dos esmaltes a partir de hoje vai virar rotina conferir aquelas minĂșsculas letrinhas da sua composição.
O formaldeído mais conhecido como formol, é uma substùncia feita a partir do metanol, a principal forma de absorção dessa substancia é pela inalação, mais também pode ser absorvido pelo organismo através do contato com a pele e pela ingestão, essa substancia é altamente cancerígena e toxica ao organismo, serve para conservar os esmaltes, assim como as escovas progressivas.
O tolueno também chamado de metilbenzeno é utilizado como solvente, e assim como o formaldeído o sistema respiratório é a principal forma de absorção pelo organismo, causando irritação nos olhos e na garganta, cefaleia, confusão e tonturas.
Jå o ftalato de dibutilo ou DBP como também é conhecido, é prejudicial a fertilidade e ao desenvolvimento de bebes, por esse motivo essa substancia não é recomendada para gestantes, nos esmaltes funciona como um plastificante, para que os eles não craquele e tenham brilho prolongado.
A resina de formaldeĂ­do estĂĄ presente nĂŁo apenas nos esmaltes, mais em vernizes de unha, fortificantes, secantes de esmaltes, proporciona brilho, resistĂȘncia e maior aderĂȘncia. Essa substancia Ă© uma resina sintĂ©tica feita da combinação do formaldeĂ­do e do toluenesulfonamide e Ă© altamente alergĂȘnico.
A canfora estå presente nos esmaltes de forma sintética, ou seja não natural, essa substancia é obtida sinteticamente através da destilação do pinheiro, gerando assim a terebintina, age como um plastificante e também como solvente deixando o esmalte mais flexível, essa substancia é altamente toxica e causa diversas irritaçÔes ao organismo humano.
O parabeno é um conservante muito popular, é um poderoso cancerígeno e toxico as células humanas.
O xileno Ă© encontrado no petrĂłleo e no carvĂŁo, Ă© utilizado nos esmaltes como solvente, para a saĂșde essa substancia pode causar irritaçÔes nos olhos e no nariz.
Ficar bonita, se sentir bem Ă© muito importante agora ter uma saĂșde impecĂĄvel Ă© ainda mais importante, entĂŁo vamos ficar de olho no que usamos, para alĂ©m de belas ficarmos saudĂĄveis, e vamos dar mĂ©rito a empresas que se preocupam com a nossa saĂșde e nĂŁo apenas com seus lucros, investindo nesses produtos que sĂŁo menos prejudiciais Ă  saĂșde incentivamos as empresas a continuarem pensando no nosso bem estar.

You Might Also Like

2 comentĂĄrios

  1. Morria e não sabia essas coisas. Agora vou prestar atenção na hora de comprar meus vidrinhos. Adorei a dica! Beijo 😘💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre bom verificar as letrinhas miĂșdas... kkk, algumas linhas jĂĄ estĂŁo deixando essa informação bem visĂ­vel nas embalagens.

      Excluir

Curta com o Facebook

Blogs Brasil

FormulĂĄrio de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *